domingo, 17 de novembro de 2013


Em Busca de um Novo Caminho!!!

            Uma grande expectativa rondou a mente de nossos alunos sa 1º Série I Inovador que visitaram a FURB – Universidade Regional de Blumenau, no dia 4 de novembro. No começo todos apreensivos pelo fato de não saberem o que os aguardavam, pois para alguns do grupo, era um lugar totalmente desconhecido.
            Chegando no local, a turma recebeu a orientação de como se deveria proceder naquele ambiente educacional tão diferente do qual eram acostumados. Para iniciar nossa visita uma pequena parada para registro de fotos na escadaria da FURB. Depois de registrar este momento, iniciou-se a visita no interior do espaço educacional.
 
Escadaria em frente a FURB
 
            Primeiramente, adentrou-se no hall de entrada, onde já podíamos ter uma pequena ideia da dimensão daquele lugar. Seguimos para o bloco principal, onde que para chegar a este local, alguns preferiam subir pelo elevador, e outros, pelas próprias escadarias. Alías, para quem optou pelas escadarias teve um pequeno desafio para levar ao topo do bloco de seis andares, enquanto, para quem subiu pelo elevador teve uma subida um pouco mais tranquila.
 
 
 
 
            Em seguida, guiados pelo professor Eduardo J. Bonetti, conhecemos a Quadra Poliesportiva e a Quadra de Atletismo – locais utilizados pelos alunos de Educação Física. Continuando a visitação pelo centro esportivo, fomos até o Ginásio de Esportes, na qual são dadas aulas aos alunos de Educação Física. Lá fomos recebidos pelo coordenador do curso de Educação Física – Sidirley de Jesus Barreto, onde que reunidos em uma das salas do ginásio teve uma pequena conversa com os alunos e mostrou a importância que o curso de Educação Física vem adquirindo na vida profissional e pessoal dos alunos que pretendem cursá-la. Foi um momento importante para tirar dúvidas que estavam presentes em nossas mentes.
 
 
Ambientes Esportivos
 
            Logo nos encaminhamos ao próximo bloco a ser visitado – o tão temido Laboratório de Anatomia. Chegando à sala onde ficam guardados os corpos para estudos dos alunos de curso de Fisioterapia, Medicina e entre outros, fomos orientados como deveríamos nos comportar neste ambiente de estudo. No Laboratório de Anatomia, a acadêmica de fisioterapia, mostrou os vários sistemas do corpo humano que estavam expostos sobre as mesas. Neste momento tivemos a oportunidade de ver como o nosso corpo é complexo e perfeito em relação ao seu funcionamento. Em seguida fomos encaminhados a uma sala onde conhecemos os “tanques” onde os corpos ficam guardados no formol – líquido apropriado para conservar os corpos. Na sala ao lado, tivemos ainda a oportunidade de ver um corpo por inteiro, dando a real noção de como o corpo do ser humano é formado em suas partes internas. Todos alunos ficaram fascinados com a visita neste espaço e impressionados com o que viram.
            O próximo local a ser visitado era o Laboratório de Zoologia. Antes de adentrar neste ambiente, no próprio corredor daquele bloco, a coordenadora técnica Deyse Elizabeth  explicou como é o processo de taxidermia – empalhar animais – tanto artístico quanto o científico. No próprio corredor, havia uma exposição e animais empalhados e outros seres da natureza. Após este breve relato do processo, fomos definitivamente ao laboratório, onde tive a chance de ver de maneira clara e real, como é feito este processo de taxidermia em animais presentes no local. Ainda neste ambiente, possibilitou-se ver uma pequena sala, milhares de espécies de animais conservados em pequenos vidros com um líquido especial, que os deixam conservados com seu aspecto original.
 
 
Visita ao Laboratório de Zoologia
 
            A próxima parada seria a Biblioteca. Neste momento a turma foi dividida em dois grupos. Um dos grupos acompanhados pelo professor Eduardo J.Bonetti e outro pela professora Janice Muller. Neste momento cada turma com seu professor adentrou na Biblioteca e pôde perceber a grande estrutura presente em seu interior e o seu grande potencial, principalmente, pela grande quantidade de livros expostos em cada parte do seu interior. Com instruções repassadas pelos professores Eduardo J. Bonetti e Janice Muller, aprenderam a fazer uma pesquisa informatizada e a encontrar o livro que pretendiam nas instantes, além  de observar a maneira dos estudantes que se comportavam em meio as suas pesquisas.
 
 
Visita a Biblioteca da FURB
 
            Já era fim da tarde e todos os espaços da FURB já haviam sido visitados. Todos já estavam cansados, porém, pode notar-se na expressão de cada um, a grande satisfação em visitar este ambiente educacional tão magnífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário