ECO DO AVENCAL: UM CAMPO DE PESQUISA PARA
EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS INCOMPARÁVEIS
No dia 1º de novembro de 2013, os
estudantes da 2ª série do EMI, acompanhados de alguns professores realizaram a
fantástica experiência da aprendizagem no laboratório “natureza”, no Eco do
Avencal, em Urubici na Serra Catarinense.
A própria viagem até o local já se
constitui num campo de pesquisa em decorrência das características topográficas
e das paisagens encontradas. Mais surpreendente ainda é o Eco do Avencal, uma escola
para escolas, onde todos tiveram a oportunidade de aprender e desenvolver, na
voz dos professores Amiltom e Jairo, conceitos relacionados a temas como:
sustentabilidade; evolução da espécie humana; ecologia, mapas, localização,
tempo, representação e pressão atmosférica; história e historiografia; uso da
terra, propriedades planejadas; física aplicada, geração e uso de energias;
recursos naturais renováveis e não renováveis; elementos químicos, suas
características e presença cotidiana; cálculo, operações matemáticas e
raciocínio lógico.
Temas relacionados aos alunos |
Temas relacionados aos alunos |
No pronunciamento de alguns estudantes
que vivenciaram a experiência, entende-se que muitos conceitos foram
trabalhados através da observação, no contato com objetos e elementos que se
encontram presentes no nosso cotidiano e que muitas vezes nem mesmo percebemos,
no contato com animais com os quais não costumamos manter proximidade sem
repulsa e até medo, através do uso de planetário e mapas gigantes e não
convencionais às aulas de geografia, experiências com elementos químicos, sem esquecer
a caminhada que fez com que todos chegassem até a fabulosa Cachoeira do
Avencal.
Alunos e professores em contato com animais exóticos |
Trilha a Cachoeira do Avencal |
Impossível deixar de citar também os
momentos e opções de lazer, em que todos a seu modo realizaram suas peripécias
e ousadias esquecendo até das limitações que criam para si mesmos, na tentativa
de omitir seu lado criança.
Professores e suas ousadias |
Nenhum comentário:
Postar um comentário