quarta-feira, 6 de junho de 2012


Gostinho de “quero mais”

Expectativa, ansiedade, curiosidade e medo. Esses foram os sentimentos que surgiram entre os 50 alunos e professores que visitaram a FURB – Universidade Regional de Blumenau, no dia 18 de maio de 2012. A caminho da universidade, a diversão já tomou conta do ônibus e da van que levava os estudantes ao destino de sua viagem de Estudos. Música para animar, olhos curiosos em observar a paisagem que ia passando pela janela, lanches apetitosos – mas nada saudáveis-, brincadeiras e muita, muita vontade de encurtar o caminho para logo chegar ao destino. “Quanto tempo falta?” “Estamos quase chegando?” Perguntas como esta surgiam a todo instante. E quando finalmente, entramos no centro de Blumenau, em que já podíamos observar outros campi da FURB, o vislumbre pelo tamanho e pela alegria de conhecer o lugar tomou conta de cada corpo, causando inúmeras sensações de êxtase por tão grande experiência.

Saindo da escola EEB José Clemente Pereira
A chegada ao campus principal, agitou a turma que imediatamente quis descer da condução para logo conhecer todos os cantos de tão grande espaço educacional. Os professores organizaram a turma e deram as últimas recomendações sobre silêncio e respeito durante a visita aos laboratórios. E assim, logo iniciamos a visita subindo a grande escadaria da FURB, fazendo uma pequena parada para fotos, é claro. Depois do registro, adentramos o hall de entrada observando a exposição de arte no BLOCO A. Seguimos em direção ao bloco principal, fazendo uma breve paradinha para ir ao banheiro e assim, não precisar interromper a visita por pequenos inconvenientes.

Escadaria da FURB
                Elevador! Este foi o primeiro desafio e a primeira diversão, já que para muitos era a primeira vez que entravam em uma caixa de metal que em menos de vinte segundos nos levava ao topo do bloco de seis andares. Em seguida, fomos conhecer o Ginásio Escola, a Quadra Poliesportiva, a Piscina Olímpica e a Quadra de Atletismo – locais utilizados pelos alunos de Educação Física. Tínhamos hora marcada no Laboratório de Anatomia, portanto, não podíamos demorar muito ali. Logo nos encaminhamos ao próximo bloco a ser visitado. Chegando à sala onde ficam os corpos para estudo de alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Química e outros fomos bem recepcionados e orientados quanto ao comportamento neste ambiente de estudo.

Quadra Poliesportiva
Complexo Esportivo
        
             A turma foi dividida em dois grupos, enquanto um visitaria o Laboratório de Anatomia, o outro iria conhecer o Laboratório de Zoologia.
No Laboratório de Anatomia, a estudante de Fisioterapia, já nos aguardava com os vários sistemas do corpo humano expostos sobre as mesas. Explicou detalhadamente e com muita calma o funcionamento do nosso sistema motor - joelhos, articulações, tendões e nervos -; também explicou o sistema digestivo, respiratório e nervoso, focando nas conseqüências das drogas lícitas e ilícitas em nosso organismo. Além de termos a oportunidade de ver exatamente como nosso corpo é perfeito e como se dá o seu funcionamento, fomos encaminhados para uma sala à parte para conhecermos os “tanques” onde as peças ficam guardadas no formol – líquido utilizado para conservar os corpos. Uma das coisas que mais chamaram atenção foram fetos desde a quarta semana até o oitavo mês de gestação dentro de vidros mostrando como se forma o bebê em cada fase de seu desenvolvimento dentro do útero da mãe. Todos prestaram muita atenção em toda a visita neste espaço, apesar de alguns terem tido pequenos problemas estomacais e de equilíbrio, todos aproveitaram este novo conhecimento.

Bichos Empalhados


Bichos Empalhados

No Laboratório de Zoologia, observamos o processo de taxidermia – empalhar animais – tanto o artístico quanto o científico. As estudantes explicaram todo o processo que se faz para a limpeza dos ossos, bem como estes animais chegam à universidade. Entre os animais guardados em formol, estavam um filhote de veado, um sapo e uma cobra. Para animar a visita, brincamos de “qual é o bicho?” em que tínhamos que colocar a mão numa caixa fechada e descobrir o bicho empalhado que havia. Quando foram revelados quais bichos estavam nas caixas, muitos não acreditaram que haviam colocado a mão num sapo e num gambá. Logo em seguida, fomos em direção ao corredor onde havia a exposição de animais empalhados e demais seres da natureza.

Descobrindo qual é o bicho
Descobrindo qual é o bicho

Resolvemos dar uma paradinha para fazer um lanchinho, já que ainda tínhamos muito a percorrer. As delícias da cantina fizeram a alegria de todos e desta vez, uma comida um pouco mais saudável.
A próxima parada seria a Biblioteca. Ao nos encaminharmos para lá, descemos um morro por trás dela. Neste momento muitos conseguiram perceber a dimensão da universidade e o seu potencial, já que cada área de ensino tinha seu laboratório ou espaço.  Ao entrar na Biblioteca, duas bolsistas nos aguardavam, instruindo-nos a guardar nosso material nos escaninhos, desligar os celulares e fazer o máximo de silêncio. Os alunos foram muito educados, e seguiram as instruções direitinho. Nos primeiros passos já se percebia o olhar de admiração pela tamanha estrutura e pela quantidade de livros expostos. Aprenderam a fazer pesquisa informatizada e a encontrar o livro na estante, além de observar o silêncio que pairava na Biblioteca que mesmo estando movimentada não se ouvia barulho algum. Alguns alunos tiveram o prazer de encontrar o professor e escritor Maicon Tenfen que os cumprimentou rapidamente e trocou algumas palavras com eles. Neste momento, estávamos chegando quase ao fim da nossa visita e o cansaço já começava a aparecer.

Livraria próximo a FURB
Era fim de tarde e os espaços da FURB haviam sido visitados, mas ainda tinha um lugar para se ir – à livraria. Alguns alunos ficaram na cantina, enquanto os outros foram conhecer uma livraria – primeiro contato de muitos - e comprar livros. Na livraria tivemos acesso a vários autores e obras, e muitos saíram com sacolas coloridas e um peso extra para a viagem de retorno.
Em cada um percebia-se a expressão de cansaço pela tarde exaustiva, porém produtiva que tiveram. Todos buscavam um lugar para sentar, descansar, mas quando questionados sobre a visita, a admiração e olhar de satisfação respondia às inúmeras perguntas que pudessem surgir a respeito do assunto. Enquanto esperávamos a condução, podíamos observar o movimento intenso de ônibus indo e vindo de todos os lugares trazendo estudantes, além do congestionamento que se formava nas duas vias da rua principal da faculdade.

Passarela da FURB
Finalmente, quando a condução chegou, todos puderam entrar e se acomodar em seus lugares. O retorno teve um misto de música, sonos interrompidos pelos solavancos do ônibus, conversas sobre a visita e o que mais tinha lhe chamado atenção e leitura de livros comprados durante o dia. Animação não faltou no retorno e o gostinho de “quero mais” ficou no ar para ser saboreado numa próxima viagem de estudos.

Fim das atividades!!!!


Autor: Profª Janice Muller

14 comentários:

  1. Viagem que propiciou muita alegria e conhecimento aos alunos.

    ResponderExcluir
  2. A viagem foi simplesmente maravilhosa! Mais gratificante ainda foi poder oportunizar aos alunos um novo conhecimento, além de poderem fazer um "tour" por uma das maiores universidades do Estado. Amei! Quando será a próxima?!

    ResponderExcluir
  3. Foi muito divertido, todos nós adoramos o passeio e agora esperamos o próximo.

    ResponderExcluir
  4. Foi um dia muito empolgante, a viagem valeu a pena, muita diversão e barulho, é isso que eu gosto.

    ResponderExcluir
  5. adorei a viagem pois nunca tinha conhecido uma faculdade tão grande e bonita. gostei muito dos laboratórios de anatomia e zoologia, da biblioteca e em fim de toda a viagem e espero que teremos outras viagens para outros lugares também.
    obrigado professores e diretor pela incrível viagem.

    ResponderExcluir
  6. Pode deixar que a próxima viagem de estudos já está na lista..hehe
    Agora é só aproveitar o aprendizado e aplicá-lo.

    ResponderExcluir
  7. deixou a gente com gostinho de quero mais,estamos esperando a proxima viagem que ninguém sabe onde é estamos esperando a proxima foi excelente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRUNA AMANDA HAUSMANN TESKE!!!27 de junho de 2012 às 14:02

      MUITO LEGAL AQUELE DIA MUITO BOM MESMO OS ALUNOS FICARAM COM SAUDADES DAQUELE DIA!!!

      Excluir
    2. AONDE É A PROXIMA

      Excluir
  8. muito bom deixou a gente com gostinho de quero mais,a gente ñ ve a hora de ir viajar de novo

    ResponderExcluir
  9. Melhor prova de que o conhecimento e diversão podem andar juntos!
    E que venhaa a próxima viagem (y'

    ResponderExcluir
  10. Nossa a viagem foi muito boa, gostei muito e agora estamos esperando a próxima viagem haha

    ResponderExcluir
  11. ESSE DIA FOI MUITO LEGAL, EU QUERO IR DE NOVO!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Patricia Lunelli Eskelsen30 de junho de 2012 às 16:51

    Adorei a viagem,ela foi muito aproveitosa e agora estamos esperando a proxima.

    ResponderExcluir